Sua maquiagem é segura? 5 dicas de maquiagem saudável para a pele

As pessoas usam maquiagem por vários motivos. Mas, se você não for cuidadoso, a maquiagem pode causar problemas. Pode irritar sua pele, olhos ou ambos. Às vezes, ingredientes potencialmente perigosos podem ser absorvidos pela sua pele.
Aqui está uma pequena informação para ajudá-lo a manter sua pele saudável.

Continua depois da publicidade

O que acontece com a sua pele quando você usa maquiagem?
Maquiagem pode melhorar os aspectos positivos, mas também pode acelerar o processo de envelhecimento, causando a quebra de colágeno em sua pele. Bases, especialmente líquidos, podem entupir os poros, tornando-os maiores ou causando espinhas.

A maior parte da maquiagem é projetada para ficar na superfície da pele, mas às vezes as substâncias podem ser absorvidas pelo sistema. Conservantes de maquiagem, fragrâncias e produtos químicos podem irritar sua pele.
Bactérias em suas mãos e seus aplicadores podem ser carregados para os pós e líquidos. As bactérias podem se transferir para sua pele e levar a infecções.
É por isso que é importante usar maquiagem com sabedoria.

Continua depois da publicidade

Como você deve usar maquiagem?
A regra KISS – mantenha super simples – é a melhor maneira de abordar sua maquiagem.

  1. Comece sempre com um limpador de rosto suave, um hidratante e protetor solar com FPS 30 ou mais.
  2. Compre apenas alguns produtos de boa qualidade. Em vez de armazenar cosméticos antigos, use o produto e substitua conforme necessário.
  3. Leia os rótulos. (Uma lista de substâncias químicas que você pode querer evitar está vinculada mais adiante na matéria.) Menos é mais quando se trata de ingredientes. Pó solto geralmente tem menos ingredientes do que a base líquida e tem menor probabilidade de irritar a pele.
  4.  Mantenha a pele, as mãos e os aplicadores limpos. Não mergulhe os dedos em recipientes: despeje ou retire o produto com algo descartável.
  5. Sempre tire a maquiagem antes de ir para a cama, para que ela não obstrua os poros e as glândulas sebáceas, nem leve à inflamação.

Faça uma pausa da maquiagem alguns dias por semana para deixar as células da pele se renovarem e manter sua pele saudável.

Continua depois da publicidade

Se a sua pele ficar irritada ou começar a ter problemas de visão, pare de usar o produto imediatamente. Consulte um profissional de saúde se não esclarecer rapidamente.

Os cosméticos envelhecem e contaminam mesmo com o uso cuidadoso. Atire seu rímel após 3 meses, produtos líquidos após 6 meses e outros após um ano ou mais. Faça isso mais cedo se começarem a cheirar ou a mudar de cor ou textura.

Continua depois da publicidade

Ingredientes para procurar
Procure por produtos faciais que incluam óxido de zinco e tenham pelo menos uma classificação de 30 SPF. Estes ingredientes bloqueiam o sol da sua pele, e essa é a melhor proteção contra o envelhecimento da pele. Produtos com esses ingredientes ajudam a proteger contra o câncer de pele .

Um segredo do cuidado da pele
Os melhores ingredientes para uma pele brilhante são os que você come para se manter saudável, é claro. Laranja e frutas amarelas e vegetais, vegetais de folhas verdes, mirtilos e tomates, nozes, feijão e legumes, e peixes gordurosos como salmão são todos elevados na lista anti-oxidante para a saúde da pele.

Continua depois da publicidade

Ingredientes para Evitar
É um pouco mais difícil saber o que você deve evitar. Cosméticos não são regulamentados. Palavras como “hipoalergênico” não têm uma definição específica.
Para ingredientes com possíveis riscos de câncer, consulte a lista de produtos químicos em cosméticos da Breast Cancer Fund . Você vai querer se perguntar se você quer produtos químicos como ftalatos, triclosan, dioxano, óxido de etileno, butadieno ou chumbo em sua pele.