Quantas vezes você deve pintar sua casa?

Pintar a sua casa pode ser inconveniente e demorado, mas é mais fácil do que parece. É um bom investimento que amplia a integridade e a boa aparência do que, para a maioria das pessoas, é seu maior patrimônio.

Continua depois da publicidade

A pintura é a primeira defesa da sua casa contra os elementos e a primeira impressão que os hóspedes e potenciais compradores recebem. Aqui estão alguns de que é hora de pintar uma casa.

1. Pintura descascando, com bolhas ou rachando
Estes sinais frequentemente sinalizam a podridão seca, a podridão úmida ou o mofo causado pela impermeabilidade a falhas. Sol forte, invernos rigorosos, umidade extrema, tempestades, areia e brisas oceânicas podem contribuir para os danos.

Continua depois da publicidade

2. Pintura desbotada
O clareamento solar é comum e tons escuros tendem a desaparecer mais rapidamente do que tons mais claros. Desbotando nos lados sombreados da casa, no entanto, indica problemas com a barreira de vapor ou com a intrusão de água. Procure por manchas aparentemente misteriosas escorrendo na tinta. Se os materiais solúveis em água projetados para o interior da casa acabam do lado de fora da casa, é um sinal de vazamentos de água. Se você não conseguir identificar a fonte, chame um especialista.

3. Remendo de estuque
Para minimizar os custos sem re-estucar a casa inteira, coloque remendo de estuque nas rachaduras e repinte a casa inteira. Caso contrário, os proprietários ficarão com listras ou uma colcha de retalhos de tinta que não combinam.

Continua depois da publicidade

4. Porque a cor da tinta se transformou
Os raios UV fazem com que a tinta desbote e, às vezes, se transforme em um tom indesejado após a pintura. O bege pode se transformar em rosa em questão de semanas. Para evitar isso, certifique-se de que a tinta tenha um grau externo que possa suportar os efeitos UV.

6. Para aumentar o valor da casa
Se a casa parece desbotada, a guarnição já não se destaca ou não há nada para fazer a casa ‘pop’ contra os seus arredores, uma nova camada de tinta geralmente vai fazer o truque, fazendo com que pareça fresco e permitindo que o valor da casa aumente.

Continua depois da publicidade

7. Se sua casa é nova
Normalmente, os empreiteiros pulverizam uma camada de tinta sobre a madeira pré-preparada. Essa cartilha minimiza o empenamento no depósito de madeira, mas geralmente é insuficiente para evitar o inchaço ou o encolhimento. Se possível, prepare a madeira antes de instalá-la. Em seguida, planeje pintar uma nova casa dentro de cinco anos para garantir uma boa camada de tinta protetora, antes que muitos danos tenham ocorrido.

8. Antes de lascas de tinta ou cascas
Não espere até que as aparas de tinta sejam visíveis da rua para repintar. Pintar sua casa cedo minimiza os danos ao exterior da casa e também minimiza a necessidade de trabalhos preparatórios, como raspagem de tinta descascando, ou substituição de madeira. Minimizar a necessidade de preparação reduz os custos de pintura.

Continua depois da publicidade

A maioria das casas precisa ser pintada a cada 7 a 10 anos, mas o prazo real varia de acordo com o material e a região. Por exemplo, o revestimento de placas de fibrocimento precisa de repintura a cada 10 a 15 anos, mas o revestimento mais tradicional precisa ser pintado com mais frequência. Em áreas com luz solar intensa, paredes de estuque, vinil ou alumínio devem ser pintadas a cada cinco anos. O revestimento de madeira pode precisar ser pintado a cada três a sete anos. Em regiões onde a luz solar é menos intensa, a pintura deve durar de quatro a 10 anos em madeira e 20 anos em revestimento de vinil ou alumínio.