O chá de erva-mate é melhor para você do que o café?

O chá de erva-mate tem alguns benefícios surpreendentes para a saúde e pode até substituir sua xícara matinal de café Muito parecido com o chá verde , o chá de erva-mate é rico em polifenóis e antioxidantes, e é bastante saboroso para arrancar.

Continua depois da publicidade

O café é rei!… Ou é?

O café é o rei indiscutível de todas as bebidas da manhã. Os leitores pedem meu segredo para fazer as coisas e a resposta envolve pelo menos 60% de café! (Mas café bem saudável , eu prometo …)

Continua depois da publicidade

Brincadeiras à parte, todos nós desejamos aquele sabor delicioso e robusto (e é por isso que muitas pessoas até saem da cama de manhã). E se você estiver em uma depressão do meio-dia (ou apenas cansado de ficar acordado a noite toda com um bebê agitado), uma xícara da tarde pode fornecer energia suficiente para ajudar a passar o resto do dia sem adormecer. Ah sim, e ainda tem alguns antioxidantes que proporcionam benefícios para a saúde.

Mas à medida que aprendo mais sobre saúde, estou cada vez mais convencido de que a variedade é a chave para uma dieta e estilo de vida saudáveis. Mudar a sua forma de exercício, fazer uma pausa em um determinado suplemento ou sair do café pode ser uma boa maneira de manter o corpo em equilíbrio.

Continua depois da publicidade

Por essa razão, coloco o café de vez em quando e, em vez disso, peço alternativas de café .

O que há na erva-mate?

Continua depois da publicidade

O chá de erva-mate é feito das folhas da planta ilex paraguariensis . No sul do país, beber chá de erva-mate (geralmente de cuia – chimarrão) é um passatempo social comum. Tem uma impressionante quantidade de benefícios para a saúde e pode satisfazer da mesma maneira que o café. Tem um sabor único e rico, semelhante ao chá preto ou verde.

A erva-mate contém os estimulantes cafeína e teobromina (também encontrados no chocolate). O café contém cerca de 85 mg de cafeína por copo, e a erva-mate tem um pouco menos de cerca de 78 mg.
A erva-mate também contém saponinas anti-inflamatórias, clorofila e antioxidantes potentes.

Continua depois da publicidade

Alguns dos benefícios da erva-mate

Rico em antioxidantes – A erva-mate protege o DNA dos danos dos radicais livres e tem uma alta capacidade antioxidante. Um estudo descobriu que aqueles que consumiam mais chá de erva-mate eram menos propensos a ter câncer de mama, mesmo quando outros fatores, como o consumo de antioxidantes de outras fontes, foram contabilizados.
Coração saudável – A erva-mate não apenas protege contra danos celulares, mas também protege o coração. Este chá beneficia todo o sistema cardiovascular. Trabalha em parte dilatando os vasos sanguíneos para melhor circulação.
Estimulação cerebral – Erva-mate estimula o sistema nervoso central para trazer energia e foco. O chá protege o cérebro, melhora a memória, ajuda a reduzir a depressão. Até mesmo a erva-mate foi mostrada em um estudo para reduzir a quantidade e o comprimento das crises epilépticas, enquanto reduzia o dano oxidativo no cérebro. Os bebedores de erva-mate também podem melhorar a função do hipotálamo, uma parte do cérebro que produz e regula os hormônios no corpo.

Continua depois da publicidade

O chá de erva-mate pode ser apreciado com um pouco de creme ou leite. Também pode ser adoçado com xarope de bordo, mel cru ou estévia, se desejado. Você pode até servir frio, tradicionalmente chamado de tererê.