Maneiras Naturais de Ajudar as Crianças a Dormir

O sono é um processo dependente de hormônios e é facilmente interrompido por nossas vidas modernas. Alimentos insalubres, luz artificial e outros fatores podem causar perturbações hormonais que afetam o sono. Curiosamente, não dormir o suficiente pode causar desequilíbrio hormonal e causar mais insônia. Se você é pai de um bebê ou criança, você sabe disso bem!

Continua depois da publicidade

O sono é incrivelmente importante para todos nós, mas para as crianças que ainda estão crescendo, o sono é ainda mais importante:

  • O hormônio do crescimento é secretado principalmente durante o sono profundo. É por isso que bebês e crianças precisam de mais sono do que os adultos e por que eles precisam de menos, pois o crescimento deles diminui.
  • Assim como os adultos, as crianças precisam dormir para regular os hormônios do estresse que mantêm seus corpos saudáveis, inclusive com um peso saudável.
  • Durante o sono, o corpo produz citocinas para ajudar a combater infecções. É bem sabido que a falta de sono pode trazer um resfriado, enquanto o sono extra é suficiente para chutar um.
  • A falta de sono afeta a função cognitiva das crianças (e dos adultos).

Como o distúrbio do sono geralmente é uma resposta ao estilo de vida e aos fatores ambientais, otimizar esses métodos é a melhor maneira de levar as crianças de volta aos trilhos.

Continua depois da publicidade

Maneiras Naturais de Ajudar as Crianças a Dormir

Melhore o ambiente do sono

  • Remova TODA a luz artificial. Isso inclui luzes da rua, eletrônicos, relógios e luzes noturnas também ! Eu uso cortinas opacas para bloquear a luz artificial do lado de fora e não dou luzes noturnas para meus filhos. Se seus filhos insistirem em uma luz noturna, desligue-a quando estiverem dormindo.
  • Reduza a temperatura. A temperatura da sala deve estar pelo menos abaixo de 30 graus. No entanto, algumas pessoas dormem melhor quando está mais perto de 20 graus. Para as crianças, faz sentido manter a temperatura em torno de 25, porque eles podem facilmente se aquecer com um único cobertor grosso e você não terá que lidar com a noite acordando por causa do frio (crianças são notórias por chutar cobertores para fora da cama! ).
  • Ruído branco. Experimente uma máquina de som ou o canto gregoriano favorito de nossos filhos . Ruído branco pode ajudar a abafar outros ruídos (incluindo pensamentos!) E acalmar as crianças para dormir.
  • Spray para dormir. Você pode misturar um lote de ambientador e usar óleos calmantes como a lavanda. Isso pode ajudar as crianças a dormir. Adicionando um spray de sono para sua rotina noturna também pode ajudar a sinalizar para as crianças que é quase hora de dormir.
  • Tente um cobertor pesado. Muitos pais relatam que seus filhos dormem melhor sob um cobertor pesado . Isso é especialmente bom para qualquer criança com dificuldades de processamento sensorial ou hiperatividade. Tente um e veja se ele faz o truque.
Continua depois da publicidade

Melhorar a Rotina do Sono
Uma boa rotina de dormir é importante para a maioria das crianças, mas para aqueles com resistência ao sono, é essencial! Aqui estão algumas dicas para uma rotina que ajuda seus filhos a dormir rapidamente.

  • Lentamente, escureça a casa. Construa em sua rotina uma época em que as luzes da casa estão estrategicamente desligadas. Por exemplo, se você fizer um lanche na hora de dormir, deixe apenas a luz da sala de jantar acesa e desligue a luz da cozinha. Isso pode ajudar a sinalizar aos pequenos que é hora de se estabelecer.
  • Ofereça um lanche rico em gordura e alto teor de proteína. Idealmente, este lanche aconteceria cerca de uma hora antes de dormir para permitir a digestão, mas algumas crianças insistem que estão com fome se não comerem antes de dormir. Tente evitar lanches com alto teor de açúcar, pois eles podem fazer com que o açúcar no sangue fique fora de equilíbrio.
  • Pare as telas pelo menos 2 horas antes de dormir. Se uma criança precisar usar uma tela (como para fazer trabalhos de casa), instale um aplicativo como o F.lux ou faça com que usem óculos de bloqueio com luz azul.
  • Mantenha um horário de sono consistente, mesmo nos fins de semana! Um horário de sono consistente é importante para manter os hormônios associados ao sono em equilíbrio. Mude a hora de dormir até encontrar o momento certo para ajudar as crianças a descansar mais. A maioria das crianças faz melhor quando estão na cama às 8 ou 9 da noite.

Cada criança é diferente e você pode achar que algumas crianças se saem melhor com uma rotina de dormir um pouco mais longa, enquanto outras se saem melhor com uma rotina mais curta. O importante é criar uma rotina que sinalize ao seu filho que é hora de dormir.

Continua depois da publicidade


Continua depois da publicidade