Diga-nos a verdade: com que frequência você deve realmente lavar o cabelo?

Isso realmente depende do seu tipo de cabelo, quanto produto você usa, e sua condição de couro cabeludo. Embora não exista uma regra universal, a lavagem excessiva pode remover os óleos necessários e deixar o cabelo extremamente seco.

Continua depois da publicidade

Se você tem um couro cabeludo e cabelo normais, lave uma a três vezes por semana e não exagere com o produto. Limpar o cabelo muitas vezes tem o potencial de secar o cabelo e o couro cabeludo, mas se você produzir muito sebo e não usar nenhuma coloração ou produtos que possam eliminar a umidade dos fios, provavelmente deverá lavar com menos freqüência.

Quando você limpa seu cabelo diariamente, as glândulas sebáceas em seu couro cabeludo tornam-se hiperativas, o que faz com que seu cabelo fique engordurado mais cedo. Um bom compromisso seria lavar o cabelo a cada dois ou três dias ou duas vezes por semana.

Continua depois da publicidade

Uma exceção? Se você usa muito produto diariamente e tem um couro cabeludo oleoso, às vezes é necessário lavar todos os dias ou em dias alternados. 

E se minhas raízes ficarem super gordurosas

Continua depois da publicidade

Se o seu último xampu foi ontem e ainda assim você acordou com raízes oleosas, entendemos a frustração. Alguns de nós apenas produzem mais sebo do que outros. Mas mesmo que suas raízes fiquem gordurosas, a lavagem constante ainda pode prejudicar os fios.

Uma solução alternativa? Seu couro cabeludo pode ser uma bola de lubrificação total, mas suas extremidades provavelmente estão bem, então ensaboem suas raízes. Se você realmente sente que precisa lavar todos os dias, use um xampu super hidratante para não secar. Certifique-se de mudar para um shampoo sem sulfato, pois o sulfato pode secar os fios e irritar o couro cabeludo

Continua depois da publicidade

Como faço para manter meu cabelo sem graxa entre os xampus?

Para quebrar o seu hábito diário, o xampu seco será o seu melhor amigo. Para melhores resultados, use xampu seco nos primeiros três dias de lavagem do cabelo. Se você é alguém que lava seu cabelo e em poucas horas seu couro cabeludo parece que você não tomou banho em dias (ei, acontece), xampu seco é uma solução rápida e eficaz. Pulverize pelo menos seis centímetros do couro cabeludo e apenas no couro cabeludo.